quarta-feira, 31 de julho de 2013

O DISCÍPULO LEVITA

Asafe

O nome Asafe significa “aquele que reivindica direitos legais”, “reivindicador das bênçãos espirituais” ou “reivindicador da misericórdia divina”. Na bíblia podemos observar que nunca se vê Asafe reivindicando direitos materiais, no entanto era um dos levitas mais ricos. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33. Poucos cristãos entenderam verdadeiramente o significado de Efésios 1:3, mas para sermos bons levitas devemos entender que Deus já nos providenciou todas as coisas:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo” Efésios 1:2.

Asafe também significa “É Deus quem faz”, “Deus é quem executa” ou “Deus é quem realiza”. Outro significado para Asafe é “Deus é quem o responsabiliza”.

O nome Asafe vem da raiz Asar El que significa “É Deus quem faz”. Significa sair do controle humano, sair do próprio governo e entrar no controle divino. Asafe era chamado o homem que dependia e se alimentava apenas do altar de Deus.


Asafe também significa “Médico que cura”. O levita é um médico, ele tem funções terapêuticas, tem palavras de ânimo, de consolo e edificação. Aquele que cura as feridas e não somente trata. O levita tem na boca palavras de ressurreição e vida. O nome significa “Aquele que trata”, o levita é aquele que cuida dos irmãos, que leva o bálsamo, que cura o ferido ao invés de fazer feridas.


Antigamente, se um levita ficava doente, ele era retirado de seu ofício porque isto era considerado mau testemunho pois um levita deve se cuidar muito bem, e então era afastado somente para se tratar, mas isso dificilmente acontecia, pois os levitas se cuidavam muito bem e só comiam o que era bom. O levita é aquele que tem saúde, vigor, força, é aquele que retém a alegria e o regozijo.


Um Compositor de Excelência
Asafe também era conhecido como um compositor de excelência, ele compôs 12 salmos que são considerados por todos os teólogos como Salmos de caráter profético: Salmos 50 e Salmos de 73 a 83:
1. Trazer a essência do culto a Deus: intimidade, confissão e arrependimento (Salmo 50)
2. Declarar a prosperidade do justo e denunciar a “prosperidade” do ímpio (Salmo 73);
3. Liberar sentimentos proféticos (Salmo 74);
4. Manifestar a justiça de Deus e trazer a unção sobre a justiça (Salmo 75);
5. Trazer a majestade e o poder de Deus nos cultos (Salmo 76);
6. Conhecer as grandes obras e as misericórdias de Deus (Salmo 77);
7. Profetizar a providência divina na história do seu povo através da música (Salmo 78);
8. Declarar a vingança do Senhor contra os seus adversários, principados, potestades e demônios; (Salmo 79);
9. Buscar a restauração do Senhor para si e para os outros (Salmo 80);
10. Chamar o povo para caminhar em retidão e obediência diante de Deus (Salmo 81);
11. Denunciar as injustiças dos corruptos (Salmo 82);
12. Decretar o juízo de Deus às nações pagãs (Salmo 83).


3. Asafe, o discípulo profeta
O levita não é só um sacerdote ele é um profeta. Os levitas cantores são profetas que cantam assim como os levitas dançarinos são profetas que dançam.


Em 2Cr 29.30 podemos ver uma narração sobre o espírito profético que estava sobre Asafe que era chamado vidente. Vidente é aquele que vê no reino do Espírito, é aquele que tem sensibilidade auditiva e sente as coisas espirituais. Nada fica oculto quando o levita é um profeta, ele vê no reino do Espírito, tudo é descortinado e ele consegue ver o Trono de Deus aberto.
Quando começamos a ver, ouvir e a sentir no reino do Espírito não fazemos qualquer coisa para Deus, nossos sentimentos muda, nossa audição se afina e nossa visão se ajusta.
Um bom exemplo de levita profeta foi Habacuque cujo próprio nome significa “profeta que canta” e que escreveu um livro inteiro de cânticos.


“O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos. (Ao regente de música. Para instrumentos de cordas.)” Habacuque 3:19.


4. Asafe, o responsável pela purificação do templo (2Cr 29:13-30; 35:15).
A purificação do templo no ministério de Asafe está relacionada ao sacrifício, porém, hoje temos várias maneiras de deixar o templo do Senhor purificado. Levando o povo à consciência do Cordeiro de Deus. Os levitas não podem deixar de pregar o Plano da Cruz, pois não tem como alguém ser edificado sem conhecer a Cruz. Existem hoje, muitos movimentos que promovem apenas reuniões de confissões positivas, porém tais reuniões não terão sentido sem a lembrança do Calvário que é o remédio para toda a humanidade.


5. Asafe um levita 
discípulo
Asafe tinha consciência de discipulado suficiente para gerar outros levitas. Em I Crônicas 9:15 e Neemias 11:17 podemos ver que Asafe foi legitimado. O que é ser legitimado? É ter um referencial, um respaldo por trás, alguém que o legitimou para tal função. Hoje muitos levitas exercem seus ofícios simplesmente porque foram chegando e aos poucos estavam lá fazendo aquilo, estão fazendo coisas que nunca foram chamados para fazer. Só o ministério estabelecido dá fruto.


Todo levita precisa ser legitimado na unção. A bíblia diz que Asafe foi legitimado por Davi com o azeite do shofar que foi derramado da cabeça à planta do pé. E porque Davi o fez? Porque ele também foi legitimado pelo profeta, sacerdote e juiz Samuel. Só poderá ungir quem estiver ungido e autorizado para ungir. Para um levita ter êxito precisa primeiro ser legitimado, ou seja, autorizado para. Devemos valorizar a unção que Deus nos deu, a bíblia diz que não devemos ser negligentes com a imposição de mãos, tanto para impor as mãos como para receber unção.


“Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero”. I Timóteo 4:14.




Nenhum comentário:

Postar um comentário