quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Levita é...

1. O levita é discipulado


Ser levita não é algo que se “inventa” mas sim, algo que se “forma”. Se quisermos levitas de excelência em nossa equipe, devemos primeiramente ser este levita, devemos idealizar o levita dos sonhos e pagar o preço para ter esse levita. Ninguém nasce levita, um levita é formado, acompanhado, um levita é discipulado. 

Ninguém poderá ser um excelente levita se não for discipulado, o discipulado é a base para o caráter levítico e só teremos levitas com caráter de levita se eles forem discipulados debaixo da unção de levita.

O ser humano já nasce com pré-disposições para exercer determinadas atividades, mas se essas tendências não forem detectadas a pessoa pode nunca saber quais suas verdadeiras habilidades e uma das maiores frustrações de um ser humano é somente na velhice, descobrir que está no lugar errado.

“Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”. – Jeremias 1:5


Quando Nadabe e Abiú morreram ao oferecer fogo estranho no altar de Deus (Nm 3:4) eles foram substituídos por Itamar que passou a ser sumo-sacerdote na Casa do Senhor, porém, antes disso, Itamar foi o levita responsável pela limpeza das cortinas e dos tapetes do Templo do Senhor (Nm 4:26-28). Muitas pessoas querem começar por onde outros estão terminando, querem o púlpito, mas não sabem o que é limpar o templo.

2. O levita é adorador
Os levitas são chamados por Deus para serem adoradores em todo lugar. O adorador não escolhe lugar nem o tempo de adorar, ele está sempre disponível para adorar o Rei. Antigamente os levitas ligavam o sucesso do louvor e da adoração à quantidade de pessoas presentes, hoje sabemos que o sucesso maior é a consciência de sabermos quem está presente e recebendo a adoração. Os melhores compêndios musicais bíblicos não foram compostos com multidões nem diante de grandes auditórios, foram compostos a sós com Deus e neste ponto vemos quem é o verdadeiro adorador e onde está seu interesse, se está em gente ou em Deus.

O ministério levítico implica em três chamados básicos para adoração:
2.1. Chamado para adorar na Casa de Deus
“Estes são os que Davi constituiu sobre o serviço de canto da casa do Senhor, depois: que a arca teve repouso”. I Crônicas 6:31.
O ministério do levita não é um auto-chamamento, o levita ele não se auto-vocaciona e nem é chamado por terceiros, ele é chamado por Deus. Muitas pessoas querem “adorar na Casa do Senhor” pensando que adorar é ter uma oportunidade de ter o microfone na mão e isso é uma função e não um chamado.

2.2. Chamado para adorar nas comunidades
Aonde o levita vai, ele adora a Deus, independente das circunstâncias ou da prova que se esteja enfrentando, devemos exercitar a adoração durante as tribulações. A adoração atrai o Tono de Deus, e onde o Trono de Deus está, acabam-se os problemas;

2.3. Chamados para ministrar na presença do rei (2Cr 6:3)
Os levitas em Israel ministravam na Casa do Senhor, ministravam na comunidade ensinando adoração, mas depois tinham um compromisso de estar diante do rei.


3. O Levita é honra para sua genealogia
O levita conhece sua genealogia, pois para dar a direção para o futuro precisamos conhecer o próprio passado. Cada levita honra a sua descendência, quando Moisés morreu, a crise de Josué era fazer o que Moisés fez, porém Deus disse “Vá, porque quem fez foi Eu, e não Moisés, e Eu serei contigo e assim como fiz com Moisés, farei contigo e tu farás esse povo herdar a terra prometida”. E porque Josué sofreu tal crise? Porque Moisés fez história. O levita tem uma descendência memorável, o levita faz história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário