quarta-feira, 31 de julho de 2013

Asafe: Discípulo de Davi


Na ética hebraica, Davi representa a figura de Jesus. Ele era conhecido como o messias do Antigo Testamento, ele era a figura do pastor, a figura de autoridade então porque Asafe foi formado? No âmbito físico sabemos que foi por Davi, e dentro do âmbito espiritual pelo Senhor. Asafe era o cantor-mor do rei Davi o que significa que somos cantores-mor do Rei dos reis. Asafe tinha muitas atividades, porém esta era uma atividade especial da qual não o rei abria mão (I Cr 15:4-7).

Asafe recebeu a unção através Davi para quatro fins específicos:
1. Para ser ministro da Casa do Senhor;
2. Para ser sacerdote na comunidade onde vivia;
3. Para ser profeta na Casa do Senhor e profeta para o povo de Israel;
4. Ele foi ungido para ser levita cantor da Casa do Pai.


Ser ministro fala da autoridade da palavra, ser sacerdote fala da cura, ser profeta fala da visão e ser levita fala da administração.


Existem dois tipos de ministérios específicos que foram gerados por Asafe: (I Cr 25:1,2 Es 2:41)
1. Genitor físico de levitas físicos;
2. Genitor espiritual de levitas espirituais.


Asafe era um levita completo em seu exemplo (I Crônicas 25:1-2; Esdras 2:41) porque ele era um reprodutor da visão dos doze. Asafe fez 12 declarações de caráter profético. Em I Crônicas 25:1-2; Esdras 2:41 podemos ver dois tipos de “gestações espirituais”, Asafe era genitor de filhos físicos, mas também de filhos espirituais e ele gerou 12 filhos espirituais e 128 levitas renomados em Israel de sua genealogia totalizando 144 filhos.


Asafe tinha um ministério de reflexo e qual o reflexo do ministério do levita? Todo levita conquista a sua cidade. Asafe influenciou, conquistou e modelou toda a cidade na adoração (I Cr 5:18-26; 6:8-40).


É responsabilidade do levita padronizar a adoração:
1. Na própria casa. A casa do levita precisa ser a sede da adoração
2. No ministério local. Seja na introdução, administração, no som, nos instrumentos, dança, música etc. O levita dá o melhor da sua adoração a Deus onde estiver plantado.
7. Nas cidades da descendência de Asafe.


Podemos ver em I Crônicas 6:62, 63b e 64-69 que os levitas tinham doze cidades cada cidade levava o seu nome e cada nome correspondia à sua conquista. Somente os levitas conquistaram exatamente doze cidades e eram as únicas cidades nominadas. Na história veremos que as outras cidades foram divididas, porém as doze cidades dos levitas permaneceram de pé e até os dias de hoje conservam os mesmos nomes.


A primeira cidade conquistada pelos levitas foi Hebrom que significa “Centro das estratégias de guerra” e esta cidade foi a que deu base, condições e estratégias e até os dias de hoje é onde se têm mais conflitos em Israel, pois até mesmo os inimigos de Israel sabem de daquela cidade vem as estratégias para conquistar as outras cidades. Foi de Hebrom que Abraão conquistou Jerusalém, foi de lá que Josué derrubou Jericó e também foi de Hebrom de Davi conquistou todas as outras cidades. Asafe tinha uma linguagem de conquista e não de derrota.


O ministério de Asafe tinha cinco identificações que respaldavam sua unção:
1. I Cr 6:31a – Ministério de cânticos na Casa do Senhor;
2. I Cr 6:31b – Reconhecer a importância do repouso e reconheceu a importância da presença da Arca da Aliança;
3. I Cr 6:32a – Ministrou diante do Tabernáculo e de toda congregação;
4. I Cr 6:32b – Permaneceu na adoração 24 horas até o templo ser construído;
5. I Cr 6:32c; Lv 6:13-14 – Exercitou o seu ministério segundo os princípios bíblicos.
O ministério de Asafe também era um ministério de cobertura espiritual, o que significa que era um ministério de prestação de contas. O ministério de Asafe estava debaixo de uma unção estabelecida e respaldada.
O ministério do levita é um ministério eterno porque não é egoísta, individualista ou particular, mas é um ministério comunitário onde todos podem falar. É um ministério que comunica e é um ministério comentado (2Cr 29:30-31).


Nenhum comentário:

Postar um comentário