terça-feira, 26 de março de 2013

O Pastor

Jesus: O Pastor que se Preocupa Conosco e nos Guia


Não estamos felizes por Cristo não ter Se intitulado o Bom Vaqueiro? Mas encaramos Deus dessa forma. Um vaqueiro de maxilar quebrado e rosto duro, que conduz a sua igreja à força a lugares onde ela não deseja ir.

Mas esta é uma imagem errônea. Jesus disse que é o Bom Pastor. Aquele que conhece as suas ovelhas pelo nome, e dá a sua vida por elas. O Pastor que protege, abastece e possui as suas ovelhas. A Bíblia está repleta dessas imagens de Deus....

Em Jerusalém, 80% dos ouvintes de Jesus viviam da terra. Muitos deles eram pastores que habitavam no planalto para cuidarem de suas ovelhas. Nunca houve um rebanho sem pastor, e nunca existiu um pastor de folga. Quando as ovelhas se perdiam, as encontrava. Quando caíam, as levantava. Quando estavam feridas, as curava.

As ovelhas não são inteligentes. Têm a tendencia de entrar nos córregos à procura de água; então a lá fica pesada e se afogam. Precisam de um pastor para conduzi-las até as "águas tranquilas" (Sl 23:2). Não tem uma defesa natural - não possuem garras, nem chifres, nem dentes caninos pontiagudos. Estão desamparadas. Precisam de um pastor com "uma vara e um cajado" (Sl 23:4) para protegê-las. Não tem senso de direção. Precisam de alguém que as guie "pelas veredas da justiça" (Sl 23:3).

A mesma coisa acontece conosco. Também temos a tendencia de sermos arrastados pelas águas que deveríamos ter evitado. Não possuímos qualquer defesa contra o leão do mal que espreita à procura de alguém para devorar. Também nos perdemos. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho" (Is 53:6).

Precisamos de um pastor. Não de um vaqueiro para nos agrupar; necessitamos de um pastor que cuide de nós e nos conduza.
E nós temos um, que nos conhece pelo nome.

Devocional de Fabio e Liliane Barros.
Biblia de Estudo Devocional de Max Lucado, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário