sexta-feira, 22 de março de 2013

A Bíblia

Como Estudar as Escrituras

Este livro que você tem em suas mãos é peculiar. Palavras trabalhadas noutra linguagem. Atos realizados em era distante. Eventos registrados numa terra longínqua  Conselhos oferecidos a um povo estrangeiro. Este é um livro peculiar.
É surpreendente que alguém o leia. É antigo demais. Alguns de seus escritos datam de 5.000 anos atrás. É muito estranho. O livro fala de dilúvios, incêndios e terremos incríveis, e de um povo com habilidades sobrenaturais. É radical demais. A Bíblia reclama devoção eterna a um carpinteiro que chamava a si mesmo Filho de Deus.
É lógico dizer que este livro não deveria subsistir. Antigo demais, esquisito demais, radical demais.

A Bíblia tem sido banida, queimada, escarnecida e ridicularizada. Estudiosos tem zombado dela como se fosse tolice. Reis a estigmatizaram como ilegal. Milhares de vezes o tumulo foi cavado e o canto fúnebre iniciado. Mas, de algum modo, a Bíblia nunca foi sepultada. Ela não apenas tem sobrevivido, mas prosperado. Ela é o livro mais popular de toda história, e o best-seller mundial!
Não há na terra meios de explicá-la, o que talvez seja a única explicação. A resposta? A durabilidade da Bíblia não se encontra na terra; acha-se no céu. Para os milhões que lhe têm provado as afirmações, e reivindicado as promessas, só existe uma resposta: a Bíblia é o Livro de Deus e a Voz de Deus.
Enquanto a lê, é aconselhável que você pense um pouco em duas questões: Qual é o propósito da Bíblia? E, como eu estudo a Bíblia? O tempo gasto na reflexão destas duas questões incrementará grandemente o seu estudo bíblico.

Deixe a própria Bíblia responder a esta indagação.

E que, deste a tua meninice sabes a sagradas letras, que podem fazer-te sábio pela salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. II Tm 3:15

O propósito da Bíblia? Salvação. Inúmeros exemplares das escrituras permanecem não lidos em estantes e mesas de cabeceiras, simplesmente porque as pessoas não sabem como ler a Bíblia. O que devemos fazer para tornar real em nossa vida?
A resposta mais clara encontra-se nas palavras de Jesus:
"Pedi", prometeu Ele, "Dar-se-vos-á; Buscai e encontrareis; Batei, e abrir-se-vos-á" Mt 7:7
O primeiro passo para entender a Bíblia é pedir que Deus o ajude. Devemos lê-la reverentemente  Se alguém entende a palavra de Deus, é por causa de Deus e não do leitor.
Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembra de tudo que vos tenho dito. Jo 14:26 
E antes de ler a Bíblia, ore. Convide Deus a falar-lhe. Não vá ás Escrituras procurando por suas idéias; busque as idéias Dele.
Não devemos ler a Bíblia apenas piedosamente, mas também cuidadosamente. Buscai e achareis, é a promessa. A Bíblia não é um jornal para se passar os olhos mas uma mina para ser explorada. Se como uma prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Pv 2:4,5

Toda descoberta valiosa requer esforço. A Bíblia não é exceção. Para entender a Biblia você não precisa ser brilhante, mas deve estar disposto a dobrar as mangas e a pesquisar.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade. II Tm 2:15
Eis aqui um ponto prático. Estude a Bíblia um pouquinho de cada vez. Não se satisfaz a fome comendo 21 uma refeições numa única vez por semana. O corpo necessita de uma dieta regular para permanecer forte. O mesmo ocorre com a alma. Quando Deus providenciou comida para seu povo no deserto, não mandou pães já feitos. Em vez disso, enviou o maná em finos flocos, uma coisa minúscula, redonda, miúda, como a geada sobre a terra (Ex 16:14).

Deus concedeu o maná em porções limitadas.
E Deus envia o alimento espiritual da mesma forma. Ele abre os céus o suficiente para os nutrientes da fome de um dia. Provêr mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali. Is 28:10
Não desanime se sua leitura colhe uma safra pequena. Em certos dias, uma porção menor é tudo o que é preciso.O que importa é procurar a cada dia pela mensagem daquele dia. Uma dieta regular da palavra de Deus ao longo da vida constrói uma alma e uma mente saudáveis.

Certa garotinha retornou de seu primeiro dia na escola. A mãe perguntou-lhe: "Você aprendeu alguma coisa?""Ao que parece, não o suficiente", respondeu a menina. "Eu tenho de voltar amanhã e depois de amanhã, e depois..."
O aprendizado é assim e assim é o estudo bíblico. A compreensão vem pouco a pouco, ao longo da vida.

Há um terceiro passo para se entender a Bíblia. Após o pedir e o buscar, vem o bater. Depois de pedir e buscar, bata.
Batei e abri-se-vos-á. Mt 7:7
Bater é estar à porta de Deus; Tornar-se disponível. Subir os degraus, cruzar a varanda, ficar no vão da porta e oferecer-se. Bater vai além do pensar. Entra no campo do agir.
Bater é perguntar: O que posso fazer? Como posso obedecer? Aonde posso ir?

Uma coisa é saber o que fazer. Outra é fazê-lo. Mas, para aqueles que o fazem, que escolhem obedecer, a uma recompensa especial a esperar por eles.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberta e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem aventurado no seu feito. Tg 1:25

Que promessa! A felicidade vem para aqueles que fazem o que lêem. É o mesmo com os remédios. Se apenas lermos a bula, mas ignorarmos as pílulas, eles não ajudarão. A mesma coisa com o alimento. Se tão-somente lermos a receita culinária e não cozinharmos, não seremos alimentados. E o mesmo se dá com a Bíblia. Se apenas lermos as palavras, mas não obedecermos jamais conheceremos a alegria que Deus prometeu.

Pedir. Buscar. Bater.Simples, não? Porque você não tenta? Se o fizer, descobrirá porque o livro que tem nas mãos é o mais notável da história.

Devovional de Liliane e Fabio Barros.
Retirado da Biblia de Estudo Devocional de Max Lucado, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário